ITEA is the Eureka Cluster on software innovation
ITEA is the Eureka Cluster on software innovation
Dear visitor, please be informed that this is the ITEA staging environment. No actions here will be updated to production, feel free to test the system
15 February 2018 · Source: Poci - Compete2020 · Download PDF

GREEDi: Plataforma inteligente e segura para gestão de recursos energéticos em edifícios de grande dimensão

O desenvolvimento de uma plataforma inteligente e com ciber-segurança para a gestão integrada, eficiente e otimizada de edifícios de grande dimensão (ou Smart and Secure Building Management System) é o principal objectivo do projecto GREEDi.

1. Síntese

O projeto GREEDi tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma plataforma inteligente e com ciber-segurança para a gestão integrada, eficiente e otimizada de edifícios de grande dimensão (ou Smart and Secure Building Management System).

Este projeto contribui para a evolução do paradigma das redes elétricas inteligentes na medida em que irá otimizar a utilização de energias renováveis, tirar partido da flexibilidade das cargas e permitir aos edifícios que se tornem um player ativo capaz de reduzir os seus custos com a energia e, inclusivamente, adotar modelos de negócio que permitam obter lucros através de uma gestão real-time dos seus recursos. A solução desenvolvida no âmbito do projecto GREEDi aplica-se também a infraestruturas críticas ao fornecer uma plataforma de supervisão e segurança completa que considera a criticidade de zonas e equipamentos na gestão otimizada.

Estes objetivos só serão alcançáveis através da aquisição de dados e da atuação autónoma sobre os recursos, algo que exige a criação de uma camada de conectividade que tenha em consideração os diversos tipos de equipamento, meios e protocolos de comunicação. Acresce ainda a necessidade de garantir a permanente disponibilidade do sistema e de assegurar a correta troca de informação, sem falhas, sem perda de confidencialidade ou integridade dos dados.  A infraestrutura tecnológica altamente segura e interoperável será baseada no IPBRICK OS e resultará num conjunto de Aplicações e Módulos que serão responsáveis pela interface, aquisição de dados, processamento e análise de dados, modelação e apoio no processo de tomada de decisão. Esta plataforma de gestão irá ser comercializada num conjunto de appliances IPBRICK, que serão soluções prontas a usar, integrando: o hardware, software IPBRICK OS, e as aplicações e módulos desenvolvidos no âmbito deste projeto.

 

2. Sobre o projecto GREEDi  – Plataforma Inteligente e Segura para Gestão de Recursos Energéticos em Edifícios de Grande Dimensão

Em declarações ao COMPETE 2020, Raul Oliveira, CEO da IPBRICK SA comenta que “com este projeto, a IPBRICK SA, promotor líder, pretende disponibilizar uma solução, constituída por um conjunto de características e funcionalidades quer para o presente, quer para o futuro alcançando novos mercados. Assim, será possível alavancar a sua imagem ao nível internacional, potenciando a sua atuação fora de portas, com o objetivo de ser uma referência nos mercados onde já está presente, mas ao mesmo tempo conseguir a entrada em novos mercados. Também será a IPBRICK SA a empresa responsável pela integração dos resultados de I&D nas suas soluções para o mercado.

A complementaridade do consórcio, constituído, para além da IPBRICK SA por uma empresa, a Evoleo Technologies, e duas entidades do Sistema I&I, ISEP/IPP-GECAD e CHSJ garante o atingir de todos os objetivos, com a Evoleo a contribuir com o seu know-how a nível da camada de conectividade e aquisição de dados, o ISEP/IPP-GECAD com a aplicação de técnicas inteligentes à gestão dos recursos do edifício, e o CHSJ, como end-user, contribuindo como edifício com características muito exigentes e complexas, garantindo uma excelente base para definição de requisitos e  arquitetura e disponibilizando as suas instalações para a validação e demonstração final com elevado impacto.

O projecto Greedi constituiu o consórcio Português no projeto internacional Future Unified System for Energy and Information Technology (FUSE-IT), nr. 13023 do ITEA, que envolve 21 parceiros de 4 países (Bélgica, França, Portugal e Turquia). Este projeto liderado pela Airbus Cyber Security, teve uma forte participação do projecto Greedi, com a coordenação técnica da responsabilidade do ISEP/GECAD, que assumiu ainda a liderança de dois workpackages e 4 tarefas, com a Evoleo a liderar um workpackage e a IPBRICK a assegurar liderança de uma tarefa. 

De salientar que o projeto FUSE-IT terminou em Dezembro de 2017, com o review final a decorrer no Porto, no ISEP/GECAD e com uma demonstração dos resultados do projeto no Centro Hospitalar São João. Nesta ocasião alguns dos resultados do Greedi foram já demonstrados, quer a nível do midleware e infraestrutura IPBRICK-OS, quer a nível de serviços inteligentes de gestão de recursos de energia e da flexibilidade das cargas, e ainda de um sistema inteligente de notificações. Foi atribuído ao projeto FUSE-IT o ITEA Innovation Award, que será entregue no ITEA Event 2018 - as part of the EUREKA Innovation Days”.

 

3. Apoio do COMPETE 2020

O projecto GREEDi é cofinanciado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, na vertente em co-promoção, envolvendo um investimento elegível de 772 mil euros, o que resultou num incentivo FEDER de 539 mil euros.

Raul Oliveira não tem dúvidas que “o apoio do COMPETE 2020 foi crucial para este projecto e toda a estrutura envolvente”.

 

4. Links úteis

Website do projecto 

Website IPBRICK, S.A.

Website Evoleo

Website ISEP

Website GECAD

Website Centro Hospitalar de São João

Website do projecto FUSE-IT

Website FUSE-IT Final Demonstration and Revue

Website ITEA Event 2018